Leilões judiciais e extrajudiciais


Atuando sempre com o objetivo de propiciar ao cliente investidor, segurança e agilidade nos procedimentos processuais, antes e após as arrematações em hasta públicas em todo o território nacional, oferecemos serviços jurídicos preponderantes, com núcleo de atuação direcionado a preservar e valorizar os interesses do empresariado brasileiro.

Nessa perspectiva, proporcionando segurança ao seu investimento, contamos com advogados altamente especializados em leilão de imóveis e experientes nas arrematações em hastas públicas, aptos a atender todas as necessidades do investidor, independentemente, do momento ou do nível de complexidade, seja o leilão judicial ou extrajudicial.

Além disso, objetivando propiciar uma exposição facilitada, transparente e segura de investimentos no mercado de leilões, o MARTINS & MORAES ADVOGADOS oferece, em comunhão com corretores locais, o serviço de prestação de assessoria para investimentos no setor, oferecendo estudos de viabilidade de mercado, expondo projeções e custos administrativos inerentes à manutenção do imóvel, possíveis margens de lucro, dentre outros fatores.

Feitas essas considerações, vamos conhecer um pouco sobre o mercado de leilões.



Leilões Extrajudiciais

No Leilão Extrajudicial, o imóvel leiloado integrava o conjunto patrimonial de bens de pessoas físicas ou jurídicas, porém foi dado em garantia para uma instituição financeira para pagamento de dívidas, caso o devedor não efetuasse o adimplemento ordinário das parcelas.

Em outras palavras, os leilões extrajudiciais são realizados por instituições financeiras (denominadas credoras fiduciárias), as quais concederam crédito/dinheiro ao devedor, e, em contrapartida, obtiveram, enquanto garantia de pagamento, o bem suscetível ao leilão.

Vale lembrar que, por ser executado pela própria instituição financeira, as formas de pagamento tendem a ser muito flexíveis, com parcelamentos de até 420 vezes, e diversas outras facilidades, como, por exemplo, a possibilidade de utilização do saldo do FGTS como modalidade de pagamento, a depender da instituição promotora.

Além disso, a primária desnecessidade de intervenção do Poder Judiciário traz mais agilidade e facilidade ao trâmite dos procedimentos necessários para conclusão do procedimento de arrematação.

Outra facilidade nos procedimentos extrajudiciais é que, atualmente, com o advento da internet e suas facilidades, a grande maioria dos leilões extrajudiciais são realizados de forma virtual, tornando o tramite necessário para arrematação bem mais cômodo para todas as partes interessadas.

Leilões Judiciais

A modalidade de leilão judicial ocorre no curso de um processo judicial e visa a alienação de bens penhorados ou sequestrados. Os processos em que ocorrem os leilões são chamados, em sua grande maioria, por processos de execução de dívidas, sejam estas de natureza trabalhista, criminal, civil ou fiscal.

Nesse procedimento, após a realização da penhora do bem, o juiz determinará a avaliação do bem e, em seguida, a realização de leilão para alienação do bem, seja móvel (ex. carro, moto) ou imóvel (ex. terreno, casa ou apartamento)

No mais, assim como no âmbito extrajudicial, a grande maioria dos leilões judiciais passaram a ser realizados de forma virtual, tornando o tramite necessário para arrematação bem mais cômodo para todas as partes interessadas.


Desse modo, refletindo sobre a possibilidade de investidores de outros Estados possuírem interesse na arrematação nas mais diversas cidades, desenvolvemos uma rede de contatos com corretores de imóveis locais com o objetivo de maximizar a experiência do cliente, unificando em uma única plataforma, a assessoria judicial e imobiliária necessária para máxima satisfação durante todo o ciclo de investimento.

Caso tenha alguma dúvida, entre em contato conosco para saber mais.




.


1 visualização0 comentário